“Todo
começo é difícil em qualquer ciência.”
(Karl Marx)
De acordo com o que trabalhamos nas aulas anteriores de Qualificação Profissional e Participação Cidadã sobre os assuntos Manifestações Culturais e Diversidade Cultural, tais como: capoeira, grafite, festas juninas, comidas típicas, entre outras, chegou o momento de pensarmos acerca da organização do trabalho para que estas manifestações possam acontecer de maneira ordenada e com o máximo de eficiência. Para isso necessitamos de HIERARQUIA ORGANIZACIONAL.
HIERARQUIA ORGANIZACIONAL
Hierarquia organizacional é a forma
como, em cada organização, são distribuídos os diversos níveis
de autoridade.
Podemos visualisarmos melhor a
hierarquia numa escola, empresa, hospital, igreja ou templo, empresa,
ou qualquer estabelecimento em que haja a necessidade de dividirmos o
trabalho, utilizamos o organograma
e o funcionograma, que
são desenhos que facilitam a compreensão da organização do
trabalho.
ORGANOGRAMA
O Organograma
mostra a relação entre
departamentos ou setores de uma empresa, evidenciando as relações
formais de poder.
Exemplo: no organograma abaixo, os
setores de Gerência
Financeira e Gerência
Comercial
estão subordinados ao setor diretoria.
Ou seja, a Diretoria dá ordens e
instruções para os dois setores: Gerência
Financeira e Gerência
Comercial.
FUNCIONOGRAMA
Já o funcionograma
relaciona cargos
de uma organização.
Exemplo: o Estagiário
de Design Gráfico e o
Estagiário de Publicidade
e Produção estão
subordinados ao Gerente de
Comunicação e Marketing.
Mas qual a diferença entre
Organograma e
Funcionograma?
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