segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Organograma e Funcionograma


 “Todo começo é difícil em qualquer ciência.”
(Karl Marx)

De acordo com o que trabalhamos nas aulas anteriores de Qualificação Profissional e Participação Cidadã sobre os assuntos Manifestações Culturais e Diversidade Cultural, tais como: capoeira, grafite, festas juninas, comidas típicas, entre outras, chegou o momento de pensarmos acerca da organização do trabalho para que estas manifestações possam acontecer de maneira ordenada e com o máximo de eficiência. Para isso necessitamos de HIERARQUIA ORGANIZACIONAL.


HIERARQUIA ORGANIZACIONAL
Hierarquia organizacional é a forma como, em cada organização, são distribuídos os diversos níveis de autoridade.
Podemos visualisarmos melhor a hierarquia numa escola, empresa, hospital, igreja ou templo, empresa, ou qualquer estabelecimento em que haja a necessidade de dividirmos o trabalho, utilizamos o organograma e o funcionograma, que são desenhos que facilitam a compreensão da organização do trabalho.

 ORGANOGRAMA
O Organograma mostra a relação entre departamentos ou setores de uma empresa, evidenciando as relações formais de poder.
Exemplo: no organograma abaixo, os setores de Gerência Financeira e Gerência Comercial estão subordinados ao setor diretoria.
Ou seja, a Diretoria dá ordens e instruções para os dois setores: Gerência Financeira e Gerência Comercial.


FUNCIONOGRAMA
Já o funcionograma relaciona cargos de uma organização.
Exemplo: o Estagiário de Design Gráfico e o Estagiário de Publicidade e Produção estão subordinados ao Gerente de Comunicação e Marketing.



Mas qual a diferença entre Organograma e Funcionograma?



Nenhum comentário:

Postar um comentário